terça-feira, 14 de julho de 2009

De partida...

Entao ta ne?! Minha vida aqui na California esta acabando. Estou aqui nesse projeto ha dez meses. Agora? Agora estou de partida. Ainda nao caiu muito bem a ficha. Quando sai do Brasil, vim pensando em ajudar... agregar. Aqui eu descobri uma outra Bia. Uma pessoa que eh irritada e sempre se acha com a razao, mas que nao se cansa de ajudar. Que acredita sempre no proximo, mesmo esse proximo nao ser tao proximo assim. Que ama mais pessoas do que belas paisagens. Descobri q a vida nao eh feita de foto no orkut para falar os lugares que frequentamos. Descobri que brasileiro quando sai do pais a maioria gosta de aparentar algo que nao eh. Descobri que muitas pessoas no Brasil acham que eu estou rica (mal sabem eles que aqui sou so uma voluntaria), descobri que as estrelas sao belas e o sol eh perfeito. Descobri que deitar em cima do carro e olhar o ceu azul ganha qualquer dia em uma boate cheia. Descobri que dancar ate o chao, ser idiota, ser motivo de risos... nada disso eh problema qdo olhamos a vida de outra forma. Descobri que vivia numa caixa no Brasil.

O mundo agora virou um grande livro. Esses que compramos em livrarias nao expressam a realidade de um povo, de um ser... o contato, a fala, as longas horas na noite discutindo politica, religiao, time de futebol sao mais valiosos que qualquer informacao no jornal ou o que qualquer escritor ousou em tentar escrever.

Estou de partida para meu projeto. Sei que nao ganho nada por la. Dinheiro zero. Viverei num lugar q nao tem transporte que nao seja a canela e a bicicleta (os outros meios sao um tanto quanto raros). Mas sabe de uma coisa? Hj eu acredito que o que move o mundo nao sao pessoas e sim vontades. Vontade de fazer algo. Nao ha grande politicos, nao ha grande artistas ou cantores. Ha pessoas que ousam em buscar algo. Nao tem medo.

Entao deixo aqui nesse breve comentario nesse humilde blog, que independente o que vc ousa em buscar, va! Corra atras, acredite, nao aceite naos como se fossem verdades, nao se importem que o que vc ousa em buscar seja somente ter uma familia, somente ser um grande bancario, somente ser um grande politico. Somos um pequeno somente. Nao acreditem que alguem eh melhor do que vc por saber uma frase de Aristoteles e vc so sabe frases da Ana Maria Braga. Sabe pq? Pq no final das contas, todo conhecimento sem acao, nao passam de pessoas tristes que escolhem o conhecimento como arma para ser diferente. Nao precisamos de diplomas para sermos alguem. Nao acreditem nisso. Precisamos somente de forca de vontade. De garra, de perseveranca, de alegria, de humildade, de dar e retribuir algo sempre pra alguem desconhecido. Isso marca.

A vida nao eh feita de fotografia. De ir para lugares bonitos. No final, aqueles lugares sao frios ou quentes... o que faz um lugar sao as pessoas... nao perca tempo olhando a vida do vizinho. Construa a sua. Muitos disseram pra vc na jornada dos seus dias que a vida eh dura, eh dificil, que precisa estudar e trabalhar muito. Poucos dizem que alem de precisar estudar e trabalhar muito, vc precisa ser FELIZ. Acreditar no que faz, acreditar na forca dos seus atos, ser bondoso, pq nesses 2010 anos apos Cristo nascer... incontavel numero de pessoas passaram pela Terra, mas nenhuma delas conseguiu levar para outra vida a quantidade de dinheiro que ela juntou. Passaram horas trancado em salas, sendo estressados, esquecendo dos filhos em casa... para no final, ser so mais um que pisou por aqui.

Se vc nasceu para ter familia, aproveite cada segundo dela. Se vc nasceu para ser um grande bancario, faca dos seus dias um eterno aprendizado. Se vc nasceu para ser um grande artista, nao desista ate os ultimos dias, e quando vc chegar la, nao acredite que vc eh melhor do que alguem. Se vc nasceu para ser um grande professor, esteja aberto para aprender tb na sala de aula, vc ira perceber o quanto tem a dar e receber.

Mas, se vc nasceu para ser igual a mim, boa sorte! Os dias sao duros, os homens mentem, as ruas sao escuras... mas no final, "Tudo vale a pena quando a alma nao eh pequena".

Quatro semanas para chegar em Mocambique. Vida nova. Destino novo. Futuro diferente de tudo que pude imaginar para mim.

Nos vemos no Brasil. Pq eu volto. Aqui eh um aprendizado. O Brasil eh o meu trabalho.

Paz e felicidade para todos

Bia

Nenhum comentário: