sábado, 12 de setembro de 2009

Muzubia

Ola,

Bem, hj la se vao 20 dias que aqui estou em Mocambique. Agora as coisas aqui estao melhores. Ja estou me adaptando, perdendo o nojo da agua. Aceitando a parca variedade de comida. Enfim, quando eu sai dos EUA sabia o que eu iria enfrentar, minha realidade aqui pessoalmente eh ate um pouco melhor que eu pensei. Mas, a teoria nunca e igual a pratica. Ha tentativas, mas ainda nao conheci uma teoria que na pratica fosse o literal. Entao, o inicio sempre eh dificil.

Essa semana estive bem mais proxima dos alunos, dando bastante aulas. E eu, como brasileira ja sou um caso a parte. E para quem me conhece dando aula ou treinamento sabe o meu estilo. Entao aqui ja virou hit. Em virtude do meu portugues nao ser o nativo, nao ser tambem o de portugal, que eh a base daqui, sempre pergunto aos alunos se eles estao me acompanhando e entendendo. Ai, daquele meu jeitinho falo: beleza? Pronto, agora aonde eu passo eles falam para mim, beleza? rs... Como eles veem muita novela brasileira, o fato de eu representar o que eles veem na TV os deixam maravilhados. Quando juntamos uns 150 alunos da EPF num mesmo local para darmos aquele aulao, la estao eles, em coro: beleza? rs... ate que eu gosto... eh engracado. Hj, ao fim deles cantarem a musica da escola, claro que da forma toda especial que eh um coro africano, mas aqui ja esta meio que maquinal. Eu estava sentada, olhando para eles da escada e comecei a pedir mais alto... para anima-los, na mesma hora eles aumentaram, cantaram mais felizes. Mas no final, la estava o beleza? ahuahauhauhau... o diretor que ainda nao tinha escutado ficou olhando para eles e eu respondendo, todos riram.

O Cafia-fia, um bichinho aqui do local anda fazendo algumas vitimas. Em virtude dos fortes vento na regiao, todos estao cocando e tendo que ir para o hospital arrumar remedios para curar. Isso pq esse pequenino inseto, que vive em mangueiras, solta um pelinho que em contato com a pele coca, mas coca de um jeito que nao ha como se aguentar. E ainda queima. Ainda bem que em mim ainda esta leve, so umas cocadinhas... ainda nao teve um contato muito forte. Mas com uma outra voluntaria, tb proveniente do Brasil o negocio foi um pouquinho mais serio. Foi no rosto e no olho. Fomos no hospital e no dia seguinte ja estava melhor. Mas enfim, ficam as marcas... rs

Quando fui ao hospital, vi uma cena que me chocou. Uma crianca brincando com 3 cilindros de acondicionar agulhas de seringas. Tirei educadamente da mao da crianca, tentei conversar com a mae. Mas em virtude de eu ja ser conhecida na regiao como senhora Formadora, as pessoas me respeitam e as vezes nao me escutam pq acham que eu estou dando algum esporro ou coisa do genero. Mas enfim, irei conversar com os reponsaveis do TCE que eh um projeto tb da Humana que trabalha com o controle de HIV/AIDS para eles irem la e educarem as pessoas. Also, eu vi aqui na escola uma crianca de 5 anos brincando com um aparelho descartavel barbeador. Como todas as criancas, elas sempre pegam as coisas do chao para brincar, o unico problema e que aqui as pessoas jogam tudo pelo chao. Preciso pensar numa forma de conscientizar sobre a importancia com o cuidado com o lixo. Principalmente desses materiais que podem transmitir HIV/AIDS.

Ontem, depois de varias tentativas frustadas de transmitir um documentario, isso que o computador de um outro voluntario quebrou, enfim, tudo aconteceu ontem, conseguimos depois de 5 horas projetar um filme que eu trouxe dos EUA. Nao era um documentario, mas como todos estavam esperando alguma coisa, tivemos que improvisar. Antes do filme teve a motivacao inicial, clipes do AKON. Eles amam Akon por aqui, e num dos clipes la estava o que eh normal no Hip Hop americano, uma mulher bonitona, com o corpo a mostra. Pronto, o local que tinha provavelmente umas 160 pessoas foi abaixo. Os mocambicanos ainda sao bastante conservadores e eles comecaram a gritar muzibia, muzubia, muzubia... fui tentar entender, eles nao queriam me explicar, mas depois eles me explicaram, para a visao deles eh mulher de vida facil, que sempre esta com muitos homens... rs rs rs... ai ja estavamos tentando arrumar algum clipe para ver os muzubios! ahuahauhauhauahuahauhauhau...

Bem gente, eh isso. Continuo essa vidinha de voluntaria aqui em Macuse, trabalhando forte, bebendo agua de coco durante os intervalos, ainda nao fui a praia mas tentarei amanha... he he he

Boa semana para todos!

Bia

4 comentários:

F.Mendes disse...

Biao!!!!
Que legal, estou sempre acompanhando seu blog!
As nossas vidas de voluntarios nao sao faceis, mas, ha momentos que compensam, nao e mesmo? Voce esta tendo uma experiencia muito boa e fico feliz por isso, rsrs
Se cuida ai, bom trabalho.
Beijao!!!
Chico

nei.rezende disse...

biaaaaaa

tudo bem kerida...como falei ocorreu alguns problemas...mas estou tentando resolver com a gabi...se puder me ajudar junto a ela fico grato.


meu parabens minha kerida...estou aki na corrente forte pois vc é uma guerreira e um exemplo para mim, acredito que no momento certo estarei ai junto com vc...força kerida...pois que a paz esteja com vc...bjoss kerida...força e garra.

Unknown disse...

Bia que Deus te abençoe muito aie que vc tenha muita força!!! Estou sempre te acompanhado por aqui beijos

Unknown disse...

Vc está vivendo uma epopéia!
Vc usa uns termos desconhecidos... Vc tá mto globalizada!
Te amo!