terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Visao da Crise

Por mais que eu viva numa minuscula cidade americana, a crise eh visivel por onde passamos. O desespero e a busca de um salvador eh tamanha que hoje, caminhando pelas ruas americanas, vejo todos os tipos de imagens e propagandas de Obama como se ele fosse salva-los do pior.

Ontem, indo ao mercado, achei interessante uma jovem negra na porta do Dollar Tree (pra quem nao sabe, eh como se fosse as nossas lojas de 1,99) vendendo cartazes e calendarios do Obama. Sinceramente, comparo quando o Papa vai ao Brasil e vemos vendendo em todas as esquinas quinquilharia com sua imagem e o seu nome. Tentei tirar uma foto para postar aqui, mas a mulher falou que soh tirava foto se eu comprasse algo...

Ate ai, as mensagens subliminares sobre a crise ainda nao tinha tido efeito sobre mim, mas, indo num dos templos de consumos americanos, numa cidadezinha chamada Vacaville, percebi que a crise veio e realmente se o Obama nao tiver pulso forte, os americanos vao conhecer o outro lado da moeda...

Pq digo isso? Oras, no meu afa de comprar e comprar, percebi que muitas lojas estavam com precos bem baixos, e outras, digo, se eu fizer uma matematica rapida, 15% dos lugares que visitei, os precos estavam tao baixos simplesmente pq as lojas iriam fechar. E nao era uma lojinha nao... era algo parecido quando a Mesbla/Masp fechou... ver aquela monstruosidade de loja falindo foi parecido com o que eu vi aqui.

O mundo neoliberal produz suas alegrias e principalmente, suas desilusoes e tristezas. Se eh certo, como eu fui obrigada a escutar de um professor, falando que o futuro do mundo nao havia outro caminho senao o neoliberalismo, eu nao sei, soh sei que o fato de lucro exarcebado faz com que lojas de roupas, que teoricamente nao deveriam sofrer tao rapido com a crise, sofram. Pq, obvio que os economistas dessas estimadas lojas botaram boa parte ou quase tudo do lucro num desses negocios lucrativos, com alto grau de risco, como mercado de credito imobiliario e agora, seus donos veem que a unica saida eh fechar e esperar o poeira baixar...

A crise veio, se Obama sabera como sair dela, somente quando eu estiver me aproximando ou indo pra Africa, teria uma resposta concreta, mas uma coisa eu sei... ser voluntaria numa epoca como essas, realmente sera um dos maiores desafios da minha vida, e muitos aprendizados eu terei...
Paz pra todos!

Bia

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse texto"Visão da crisë"è um dos melhores q vc postou até agora.Até então tava achando pura especulação da imprensa brasileira.Parabéns! Me convenceu...