terça-feira, 21 de setembro de 2010

Cem mil pessoas enfrentam a crise de fome no centro de Moçambique

De Agencia EFE – Há 1 dia

Maputo, 20 set (EFE).- Cerca de cem mil pessoas de vários distritos da província de Sofala, no litoral central de Moçambique, enfrentam a crise de fome devido à seca e às inundações registradas na região, informou hoje a imprensa local.

A província conta com pouca disponibilidade de alimentos de reserva e os afetados não têm outras alternativas para a subsistência, segundo o chefe da Direção Provincial do Ministério da Agricultura de Sofala, Nelson António.

António, citado hoje pelo jornal "Notícias" de Maputo, destaca que a situação pode se agravar quando se esgotarem os poucos mantimentos que ainda existem em seus armazéns de reserva.

O Instituto Nacional de Gestão de Desastres pediu ajuda ao Programa Mundial de Alimentação para fazer frente a esta situação, que pode afetar no período 2010-2011 cerca de 63 mil famílias (250 mil pessoas) na região.

Calcula-se que Moçambique, um dos países mais pobres do mundo e que sofre crises de fome cíclicas, tenha 36 milhões de hectares de terras cultiváveis, embora só explore uma pequena parte delas.

Nenhum comentário: