quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Coisos que aprendi em Moçambique

Estava com os meus botões, pensando sobre o blog, e descobri que ele tá pesado demais. Sempre to escrevendo coisas pesadas, mas pouco sobre a vidinha daqui que tive, o que eu aprendi, as coisas diferentes do meu brasilzão, apesar de compatilharmos a mesma língua. Então vamos lá né? Sempre que eu lembrar de algo novo, vou escrever aqui um pouquinho. Histórias e estórias que vivi ou escutei, diferenças de língua... vamo q vamo!

Bem, pra começar vou escrever um pouco das coisas que demorei um pouco pra entender quandoe escutava falando. As diferenças do português de cá pro daí do Brasil.

Gajo = cara
Mafioso = 171, malandro, bandido

"Aquele gajo é um mafioso"
"Aquele gajo é bonito!"

Matabicho = café-da-manhã
sumo = suco
refresco = refrigerante
grosso = bêbado
piri-piri = pimenta malagueta
sandes = sanduiche
vorse = linguiça
xima = angu com farinha de milho branca, porém feito mais consistente
matapa = folha de mandioca pilada com amendoim, coco e camarão
xima com matapa, comida típica em Moçambique

Oyê! = saudação pra qualquer coisa
"Moçambique Oyê!" "Macuse Oyê!"
leão feito = magia feita em certas regiões para matar alguém. O leão vem e come a pessoa!


mata Bia = Bia e Elis ou Bia e alguns alunos...
gorda = gorda (e toda hora me chamavam! pqp...)
muzubia = linda (q derrota, tb escutava isso de gente sem dente!)
Bia = panela
telemovel = celular

Bem, hj ficamos com essas informações... amanhã posto mais... he he he

Ixi, sem esquecer que o coiso aqui é como se fosse coisa, mas eles usam pra tudo. Se tu não sabe a palavra ou esqueceu, mete o coiso que tudo dá certo! ahuahauhau

bj bj bj

4 comentários:

Stela disse...

Ahh adorei esse post! As diferenças entre os idiomas! que legal! hehehe
Eu descobri seu blog, por causa do Wernner Lucas, ele indicou no twitter e eu adorei, já estou seguindo aqui!
Assim como vc e ele.. tbm pretendo ir pra Moçambique... e é ótimo acompanhar seus blogs!
Bjoos

F.Mendes disse...

hhehehehehehheeh... dei risada, Biao!

Unknown disse...

hehehehe!... a maior diferença é que Brazil tem as novelas que divulgam a coisa e nós (in)felizmente é tudo na connosco não na convosco hehehe...

Adorei a coisa e o coiso...

micas disse...

Continua que está no bom caminho...ehehheheh Moçambique é maningue nice.Xunguila mesmo!!!!

Você pode até pedir ajuda....mas continua que é lindo.

Abraço