segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Voltando para a "civilizacao"

Bem, depois do ultimo post, tive meus dias intensos na OWU. Primeiro pelo fato de la ter ser meu ultimo lugar em mocambique ao qual trabalhei. Segundo pela festa maravilhosa q eles fizeram pra mim e para a Elis no nosso ultimo dia la. Vi uma mocambicana sambando melhor q muitas brasileiras (ou a maior parte), vi salsa, vi comida... enfim, vi tudo q um mocambicano qdo realmente esta agradecido faz... Foi intenso as minhas duas semanas la, mas chorei qdo despedi daqueles alunos. Estou certa q eles terao um belo futuro pela frente.

Apos isso, minha unica vontade era comer em algum lugar q era parecido com o Brasa. Gente, nao tenham duvidas, as duas colonias brasileiras q conheci, ambas tem o gosto parecido, claro q la carece de muita coisa e infomacao, mas basico q todo brasileiro gosta, tem la... fui atras disso e consegui.

Meu ultimo dia em mocambique talvez tenha sido o dia mais engracado, mais real e mais motivante. As 19 e 30 Elis disse q tinhamos q sair para algum lugar q nao fosse a machava, mas nessa hora, chapas (transporte publico) sao dificeis. Saimos de la sabendo q tinhamos q pedir carona, ate 2 romenos e 1 lituana querer vir conosco. Pois bem, conseguimos uma chapa e chegamos no centro, ou baixa. La procuramos algo para fazer, ja q ninguem tinha ideia. Eu tinha e andei. 2 policiais vieram, algo normal em mocambique qdo veem branco, pediram passaporte, para o meu espanto, os romenos nao levaram... era o meu ultimo dia... nunca fui taooo simpatica e cheia de motivos com os policas.... nos liberaram sem dar nenhum centavo.

Apos comer, fomos para um bar q ja tinham nos recomendado. Era um lugar beeeem africano com bons musicos. Tava precisando disso, ja q eu nunca vi. Ao chegar la, descobrimos q era Karaoke noite. Entrei. La na frente, mesa posta, que 4 horas depois fui descobri q era ed uma cantora famosa mocambicana... eu nao sei de nada... nao tinha tv!

Curti muito ate o momento q senti q na terca-feira de carnaval precisava... axe ou samba! Procurei e axei poeira da ivete. Sabia q eles gostavam muito la, entao cantei, com uma banda maravilh0sa... puz todos e tudo pra dancar... dei autografo, vieram gente na minha mesa ocmentar a minha performance, e ainda ao terminar de cantar, bati na mao de todos q estavam na frente, como rock star, q estavam gostando... eram todas, inclusive a tal grande cantora mocambicana...

As vezes perdermos tanto tempo tentando achar a pobreza, que a pobreza, de espirito, esta bem ao nosso lado...

Mocambique me mudou... nao sei ao certo aonde vou, aonde estou... to nos eua, mas queria estar em algum lugar q nao sei...

Uma experiencia unica, que me fez crescer como pessoa...

Sao taaaantas coisas pra falar, mas paro por aqui antes de vcs dormirem!

OBRIGADA POR TUDO!

APESAR DO SOLO AMERICANO, OS DIAS CONTINUAM E A BATALHA AINDA TA ACESA!!!

Tudo de bom sempre!

Bia

Nenhum comentário: