terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Acabou?

Na varanda de casa, a alegria depois das compras



Depois de postar minhas ultimas informações sobre como vejo o mundo, como cada coisa me toca aqui estando longe de todos e as vezes se perguntando se fazer isso e o certo, cá estou eu de novo. A única e talvez mais grande diferença e que não mais estou em Macuse. Sai de la na semana passada e iniciei minha viagem de volta a capital de Moçambique, Maputo.







No mercado local vendendo minhas coisinhas e da Elis. Tudo pela escolinha.

Sai de la antes de completar meus seis meses em virtude que tenho meu período de investigacao. Essa investigacao decidi fazer na OWU, faculdade da ONG ao qual sou voluntária. Aqui irei dar aulas por duas semanas. O legal que irei falar de politica, motivacao e trabalho em equipe. Fora ensina-los um pouco sobre apresentacoes. Isso tudo eu fazia ai no Brasil, o que me deixa feliz por voltar a estar um pouco na minha realidade, depois de 1 ano e meio em outra realidade, se conectar de novo ao meu mundo me deixa feliz. O melhor e que será somente duas semanas. Tempo suficiente pra essas pequenas “ferias”.



Mas e ai, como foram os últimos dias em Macuse?


Eu e a professora, carregando o camelo pra levar os materiais comprados.



Maravilhosos! Posso assim dizer. Desde que voltei das minhas ferias de Natal e Ano novo, as aulas ainda não retornaram, assim pude dar foco o suficiente no projeto que mais me deixa contente. A Escolinha de Mutapula. Depois de muito batalhar, e com a ajuda dos meus amigos e familiares consegui arrecadar na moeda local quase 7.000 meticais. Esse dinheiro veio de duas formas: 85% de doacoes do meu Brasil e o restante de vendas das roupas e acessórios meus e da Elis no mercado local. Genteeeeeeeeeeeee, com isso conseguimos manter a escola por esse ano letivo funcionando. Estou muito feliz, nunca irei esquecer quando la estava eu na escolinha, no momento da entrega das doacoes, da pequena festinha com as crianças com biscoito e suco… chego a me arrepiar, lembrar que a comunidade compareceu e quase botou abaixo a escolinha. Sabe quando vemos na TV a Xuxa indo pra algum lugar cheio de crianças e ninguém mais respeita nada, todos querem ficar perto? Então, essa era eu e a Elis. Posso dizer que tive aqui na Africa meu momento Gisele Bundchen, Xuxa… enfim, e algo único que nunca irei esquecer na minha vida. Logo abaixo irei detalhar tudo que comprei.




Na escolinha, momento desenho.


Foi triste o fato de ter saído de la sem ter tido uma festa com os alunos, eles já tinham ido e os novos eram o primeiro dia deles. Mas não há problemas. Pude me despedir dos amigos que la eu fiz, das pessoas que sempre me ajudaram e sempre estiveram junto comigo nos momentos alegres e tristes dessa longa caminhada.




Ao chegar em Maputo, foi difícil. Como no post inicial de quando cheguei aqui que definia Maputo como São Gonçalo, mas hj mudei um pouco minha visão. Aqui seria uma grande baixada, muitas pessoas, muito caos, muita pobreza e poucos realmente bem ricos. Foi difícil minha ida solitária ate o aeroporto pra tentar consertar minha passagem de volta aos EUA. Saída recentemente do mato, chegar no meio da grande cidade caótica me deixou com uma leve síndrome do pânico. Estava tão assustada que muitos me ajudaram no caminho do aeroporto. O transporte publico local no site do MRE diz para não utilizarmos. Mas a vida de voluntário e igual a vida de um local. La estava eu nas vans bombas, lotadas e assustada com assalto, com o caos. Meu rosto era sinonimo de uma menina do interior que tinha acabado de chegar no Rio de Janeiro. Mas graças a Deus, depois de ter comido minhas unhas, depois de muitos me ajudarem, consegui ir no aeroporto e não resolver o meu problema de passagem, ir no banco, e não sacar dinheiro do Western Union de uma amiga e debaixo de uma chuvada achar meus amigos… Nesse caminho já tinha mandado uns 5 homens irem a M@*%@!, alguns se F^%$@, e o ultimo um grito bem alto de CALA A BOCA!, rs… nesse ultimo acho q a rua inteira ecoou um Xiiiiiiiiii, pra minha exclamativa tão enraivosa. Aqui na cidade e comum os homens mexerem com a gente simplesmente pq somos "brancas"… isso me irrita profundamente e depois de estar completamente molhada e suja, achar os amigos para ir ter um belo de almoço foi a minha redencao do dia.


Um dos aluninhos...


De tudo de bom que aqui vivo, há esses perrengues. Antes de sair da casa dos DIs da Machava, dois adolescentes começaram a seguir eu e a Elis. Queriam conversar, estávamos cansadas e nos desculpamos, e depois com a cara mais lavada do mundo nos perguntaram se podiam tocar na gente. Sério, perguntaram se podiam tocar numa brasileira pq eles nunca tinham visto uma. Naquele momento me senti no século XVI ate o XIX, aquelas pessoas que eram postas em gaiolas e eram expostas por qualquer tostão pelo fato de terem alguma parte do corpo diferente. Tive raiva, gritei pedindo licença. Um dos meninos me disse que era racismo o que estava fazendo. Ai já não mais me controlei, disse que o racismo era por parte dele, que a discriminacao era por parte dele e que eu não era bicho pra ser tocada. Dai eles se tocaram e foram embora, ainda comentaram entre si que nos so queríamos tirar o dinheiro deles… ai já não mais me controlei, perdi toda a parca educacao que estava tendo e gritei pra todos das rua escutarem que eu era voluntária e que aqui em Mozambique nada ganhava. Os meninos foram embora, a Elis buscou me acalmar… e assim vamos levando alguns momentos tristes que temos aqui.



Mas, no geral, foi tudo tão bom, que se eu também so falar as coisas boas, as pessoas vão chegar aqui achando que tudo e uma maravilha. Não e. Tudo tem dois lados da moeda.



Mas, voltando ao que me motivou a postar nesse primeiro dia de retorno a uma razoável Internet, ta ai o resultado dos nossos pedidos aqui da Africa:



Compras:

760 cadernos


280 lapis

60 borrachas


3 canetas professora


10 cx lápis de cor


1 caderno professora


72 apontador


1 resma papel


2 bolas de futebol


1 corda de pular


11 canecas


12 copos


1 bidao


7 farneis de pano para manter income generation.


Na escolinha. Alunos e comunidade. Ainda tava vazio o local.


Com isso ainda sobrou 2 mil meticais aonde deixei para a DI Gabi, uma húngara, manter a escola funcionando e gerindo. Consegui pelo menos manter com o básico, minhas expectativas e que com o tempo que a Gabi terá, ela possa dar continuidade, assim melhorando e muito o que deixamos la depois de encontrarmos tudo no zero.


Assim vamos levando, ca estou eu de novo no mato, a faculdade fica no meio do nada, nem uma coca gelada pra comprar, mas muito feliz com tudo que eu fiz e fechar aqui passando um pouquinho da minha experiência e dos meus estudos para o curso de Combatentes da Pobreza. Um curso novo aqui em Mozambique que esperamos que tenha muito sucesso.


Obrigada por tudo!



Amo vcs!



Bia Vilela





Ah, meu nome em duas diferentes línguas locais significa: Bia = panela e Vilela = coragem.



Ah2, desculpa se algumas palavras tem acentuacao e estão corretas e outras não, no computador que eu tenho não há como acentuar a algumas são automáticas do Word.



Ah3, CARALHOOOOOOOOOOOoooOOOOOOO... desculpa a expressao, mas valeu a galera do time de agosto que fechou o fundraising!! To louca pra ver o resultado do trabalho de vcs!! Eu amei tudo aqui e espero que o Thiago e a Gabi, ambos brasileiros, possam enjoyar cada segundo, Nhamatanda eh perto tanto do norte e do sul, entao da pra conhecer bem mozambique caso seja possivel...


Ah4, To louca pra chegar nos EUA e rever os amigos, principalmente a Carol, que se tudo der certo, sera a primeira pessoa que verei assim que chegar em terras san franciscanas.

Ah5, mas de outro lado, to doida pra voltar logo ao brasilzao, rever a galera e a familia... ai ai ai...

Ah6, e o pior dos ahs... quero muito nao sair daqui ou voltar o quanto antes... ai ai ai... OOoOOoO vida dificil.


Ah7, Mae te amo!


Ah8, Rafa te amo


Ah9, Obrigada Elis por ter me aturado esse tempo todo... espero q ate o ultimo dia vc consiga ser forte pra aguentar meus trancos de mal humor


Ah10, Vovo, aonde quer q vc esteja, sei q vc esta feliz por mim, por saber que apesar de tudo que eu passei por aqui, fui forte o suficiente pra nao desistir e fui serena o suficiente pra que caso eu nao conseguisse, ir embora... sempre pensei em ti cada segundinho. Cada momento que estive sem cafe, sem queijo, sem alguem pra me dizer "Bia, vc sabia?", sem alguem pra sorrir e dizer todas as coisas boas q so vc sabia me dizer. Peco desculpas qdo deixei minha familia no Brasil no momento mais dificil que passamos, mas hj sei que em todo esse tempo vc estava do meu lado. Mesmo tudo estando dificil, la estava vc me consolando nos momentos de choros e sorrindo nos momentos felizes. Vc sempre sera o meu norte, o meu sul, o meu mundo.


ESTAMO JUNTOS!


Bj bj bj bj bj bj bj




Tentativa de tirar foto com todos os alunos. Impossivel, o lugar estava cheio demais e nao havia espaco para a camera.

Um comentário:

F.Mendes disse...

BIAO!!!! Que legal, meu!!!! Fiquei muito feliz por voce, parabens pelo trabalho. Caramba, espero te ver quando vier ao Brasil. Da muita saudade, ams,d epois de um tempo... Da vontade de voltar a ser voluntario. E dificil... Esperoq ue seja tudo de bom na sua volta e da um abraco na galera voluntaria, por mim.
SAudades, beijao!!!